EDUCAÇÃO E TREINAMENTO

Um dos pilares da Operação Sorriso é o investimento na educação e capacitação de estudantes e profissionais da área da saúde. Esses treinamentos acontecem durante as missões e em eventos realizados em parcerias com os nossos parceiros locais.

Os objetivos são aprimorar o conhecimento e a habilidade dos nossos voluntários e preparar os profissionais e estudantes locais para o atendimento aos pacientes com fissuras faciais. Desta forma, desenvolvemos a autossuficiência do tratamento em diversas regiões do Brasil.

Confira abaixo as nossas educativas educacionais. Caso queira se candidatar ou saber mais sobre as nossas oportunidades para voluntariado na área da saúde, entre em contato pelo e-mail [email protected]

Curso Avançado de Suporte de Vida em Pediatria (Pediatric Advanced Life Support – PALS)

  • Público-alvo: profissionais de anestesia, enfermagem e pediatria (inclusive intensivistas)
  • Objetivo: identificar crianças com risco de desenvolver parada cardiorrespiratória. O curso ensina condutas necessárias na prevenção, ressuscitação e estabilização de crianças com falência respiratória, choque e/ou parada cardiorrespiratória

Curso Básico de Suporte à Vida (Basic Life Support – BLS)

  • Público-alvo: profissionais de enfermagem
  • Objetivo: treinamento da reanimação cardiorrespiratória (RCR) no atendimento a vítimas de todas as idades, incluindo o uso de desfibrilador externo e a desobstrução de vias aéreas, entre outros procedimentos. O curso é realizado em parceria com a American Heart Association (AHA)

Formação de profissionais especialistas

Em média, um programa humanitário reúne 42 especialistas de nove áreas. Para se tornar um profissional especialista, o voluntário precisa passar um processo de observação durante duas missões, onde será avaliado por nossos especialistas. Ao todo, 13 profissionais atuam como observadores a cada missão cirúrgica.

Palestras multidisciplinares e treinamentos presenciais

Nosso quadro de voluntários é formado por profissionais de referência no tratamento de fissuras e aproveitamos a nossa presença no local das missões para promover palestras multidisciplinares e treinamentos específicos por especialidade em hospitais e universidades. Também realizamos palestras para empresas privadas. Clique aqui para consultar o quadro de voluntários do nosso Conselho Multidisciplinar de Saúde. Caso tenha interesse em solicitar uma palestra, envie um e-mail para [email protected]

Treinamento de residentes

Investimos na capacitação de novos líderes humanitários. A cada missão, treinamos residentes de anestesia, cirurgia plástica e pediatria com o objetivo de fortalecer o nosso impacto no atendimento ao fissurado, construindo um compromisso de longo prazo com a nossa causa e oferecendo a esses profissionais uma oportunidade significativa para desenvolver o conhecimento e as práticas relacionadas ao tratamento das fissuras labiopalatinas.

Outras iniciativas

Durante as missões também realizamos uma jornada de palestras para estudantes, com o intuito de despertar o interesse pelo tratamento dos pacientes com fissuras faciais, e aulas dedicadas a todas as especialidades necessárias durante um programa humanitário para profissionais da saúde.