O INÍCIO DE TUDO

Em 1982, o cirurgião plástico Dr. William P. Magee Jr. e a enfermeira e assistente social Kathleen S. Magee viajaram para as Filipinas com um grupo de médicos voluntários para operar crianças com fissura labial e fenda palatina.

Chegando lá, o casal se deparou com uma situação estarrecedora: centenas de crianças com malformações corrigíveis. Havia um adolescente segurando um tumor facial enorme com as mãos, um rapaz com um lenço escondendo a doença que já havia devorado sua boca e nariz, ambos cercados por ainda mais crianças vítimas de queimaduras e outras deformidades faciais.

“As pessoas empurravam seus bebês contra nós, puxando a manga da camisa com lágrimas nos olhos e nos pedindo para que ajudássemos seus filhos”, recorda Kathy Magee. Em uma das cidades, cerca de 300 famílias compareceram na esperança de que seus filhos fossem ser operados, mas a equipe só pode cuidar de 40 crianças.

Enquanto se preparavam para deixar as Filipinas, os Magee fizeram uma promessa: iriam voltar para ajudar as demais crianças.

O RETORNO ÀS FILIPINAS

Bill e Kathy voltaram para Norfolk (EUA), onde moravam, começaram a pedir doações de equipamentos e suprimentos cirúrgicos, organizaram uma base de captação de recursos e montaram uma equipe voluntária médicos e enfermeiros para retornar às Filipinas. Nessa ocasião, conseguiram ajudar cerca de 100 pacientes, mas, novamente, centenas mais ficaram na fila esperando por atendimento.

E foi assim que surgiu a Operação Sorriso. Hoje, quase 40 anos depois, nós somos uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo, com sede em 60 países e mais de 6 mil voluntários cadastrados de 80 países. Ao longo desses anos, já transformamos a vida de mais de 300 mil crianças e adultos nascidos com fissuras faciais ao redor do mundo.

A PRIMEIRA MISSÃO NO BRASIL

Nós chegamos ao país em agosto de 1997, quando foi realizada a nossa primeira missão humanitária em Fortaleza, no Ceará. Na ocasião, mais de 258 pessoas compareceram à triagem dos pacientes, sendo que 138 delas foram selecionadas para cirurgia.

Desde então, a Operação Sorriso expandiu o seu atendimento para outras regiões do Brasil. Já foram realizadas 88 programas cirúrgicos em 17 cidades de 13 diferentes Estados. Nessas missões foram atendidas mais de 12 mil famílias e operadas 6.069 pessoas.

Clique aqui para conferir o relatório completo sobre as missões realizadas no Brasil desde 1997.